FACC/UFRJ, VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2017

Tamanho da fonte: 
Estratégia de Internacionalização: um estudo de caso em uma indústria de louças sanitárias em Caruaru-PE, na perspectiva do diretor presidente.
Ane Izabelle Bezerra Arruda, Maria Auxiliadora Nascimento Mélo, Luiz Sebastião Santos Júnior, Layza Sayara Sobral Melo, Ewerton Carlos Amorim Santos

Última alteração: 2017-08-29

Resumo


O presente estudo de caso tem como objetivo principal analisar o processo de internacionalização de um grupo industrial de louças sanitárias, situada na cidade de Caruaru-PE, mediante a perspectiva do Diretor Presidente da empresa, utilizando de abordagens necessárias para a compreensão adequada do tema, como é o caso dos estudos de Johanson e associados, desde 1975, que deram origem ao modelo Uppsala pertencente à teoria comportamental e a sua evolução no decorrer dos anos. São observadas no estudo também, as dificuldades com o processo de internacionalização, assim como os benefícios provenientes deste processo. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, bem como, descritiva e exploratória, onde foi realizada uma entrevista semi-estruturada com base nos pressupostos do modelo Uppsala, com o Diretor Presidente da empresa, principal responsável pelo processo em direção aos mercados externos da mesma, para nortear a pesquisadora em busca das informações necessárias ao estudo. A análise de resultados indica que a indústria de louça sanitária corrobora com o preconizado pelo modelo em questão, sendo o modelo que mais se adequa para explicar o processo de internacionalização da empresa em estudo. Onde foram identificadas as questões do envolvimento gradual mediante conhecimento e experiência no mercado. O contexto econômico pelo qual a empresa está passando, no ano do estudo, não se encontra favorável, trazendo novas perspectivas à análise. Verificou-se a utilização única de uma estratégia exportadora. Além de dificuldades como, competitividade dos mercados externos, recessão econômica e encargos sociais. E benefícios tais quais, flexibilidade, velocidade e qualidade dos seus produtos.

Texto completo: PDF