FACC/UFRJ, VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2017

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Mulher e Música: Uma Análise de Discurso do Papel Social da Mmulher na Música Brasileira
João Rodrigo Rocha Perestrelo, Karla Andrea Dulce Tonini, Tereza Cristina dos Reis Ferreira, Camilla Pinto Luna, João Felipe Rammelt Sauerbronn

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


A partir da reflexão sobre a cronologia do movimento feminista e da importância da conquista do trabalho para a mulher, o presente artigo tem por objetivo identificar a forma como a mulher é retratada socialmente na música brasileira, através da análise de discurso. A construção do corpus de dados se deu em diversas etapas. Inicialmente foram levantadas músicas que abarcassem a representação social da mulher em suas composições. Com base nessa primeira análise, percebeu-se que a partir dos anos 20 essa representação começou a se fazer presente nas canções, porém somente a partir da década de 30 que, de fato, o papel social da mulher começou a ter maior visibilidade, em função da sua inserção no mercado de trabalho, fato esse ocasionado por conta da II Guerra Mundial. Diante dessa percepção, foram ouvidas canções que apresentavam em seu escopo a mulher como personagem principal, que nos permitiu chegarmos a um quantitativo de 120 músicas. Ao realizar uma nova análise, foram levantadas quatro categorias (serviçal, independente, trabalhadora e contemporânea) que enquadravam o papel social da mulher, nos permitindo refinar o corpus de dados em 16 (dezesseis) músicas. Através das categorias o que se pode considerar é que apesar das conquistas do movimento feminista, as mulheres ainda não possuem direitos iguais aos homens, visto que além da diferença salarial do mercado, ela ainda acumula todas as outras categorias, como os trabalhos domésticos, a administração do lar e dos filhos e a busca constante por melhores condições de trabalho. Diante das considerações levantadas recomenda-se que sejam realizadas futuras pesquisas para aprofundar de que forma se dá o consumo das representações dos papeis sociais dessas canções.

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