FACC/UFRJ, VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2017

Tamanho da fonte: 
Um Estudo sobre os Impactos da Operação Carne Fraca nos Retornos Anormais e nas Demonstrações Financeiras da BRF S.A. e JBS S.A.
Adriele Virgílio da Costa, Estefane Nascimento de Souza, Luana Diniz Duval, Márcio Marvila Pimenta, Maycon Peter da Rosa

Última alteração: 2017-08-29

Resumo


Diante dos escândalos divulgados pelos noticiários na atualidade, estes são demandados por mais informações para se tenha maior conhecimento sobre os impactos causados. Na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga irregularidades na venda de carnes, não é diferente, uma vez que esta operação tem grande impacto na economia nacional, além das consequências nas exportações. Este estudo tem como objetivo verificar os impactos nos retornos anormais das empresas investigadas, BRF S.A. e JBS S.A, no momento da deflagração desta ação da Polícia Federal e também no dia da divulgação das demonstrações financeira que constava informações sobre este evento. Para isto, foi utilizada a técnica de estudo de eventos, além de análise dos relatórios divulgados, seja como evento subsequente ou em seção permitida pelo Pronunciamento Contábil.- CPC 25, dependendo do período de referência do relatório. Os resultados apontaram que não houve reação significativa nos retornos anormais de ambas as empresas no dia da deflagração desta operação, assim como na data da divulgação dos relatórios financeiros. Além disto, quanto à divulgação das informações acerca dos impactos desta operação nos resultados financeiros destas organizações, ambas tiveram comportamentos semelhantes. Embora as empresas evidenciem que foram afetadas pela operação Carne Fraca, informam que as perdas ainda não podem ser estimadas e, portanto, nenhuma provisão foi feita. Entretanto a BRF divulgou as despesas preliminares, decorrentes da operação que já impactaram a companhia.

Texto completo: PDF