FACC/UFRJ, II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2011

Tamanho da fonte: 
Custos de Auditoria e Governança Corporativa
Thaís Barreto Santos

Prédio: Faculdade de Economia e Finanças IBMEC
Sala: Sala 6
Data: 2011-10-13 11:00  – 12:30
Última alteração: 2011-09-25

Resumo


A governança corporativa vem ganhando espaço no âmbito corporativo e acadêmico. Boas práticas de governança asseguram ao acionista que a gestão da empresa está buscando a rentabilidade de seu capital e o sucesso da empresa no longo prazo. Outro tema de grande relevância é a atividade da auditoria independente que tem como finalidade prestar um serviço que ajude a minimizar a assimetria informacional a partir do principio que a sua função é avalizar as demonstrações financeiras. Constatada a relevância da governança corporativa e da auditoria externa surge a motivação principal para esta pesquisa: verificar como as variáveis relacionadas à governança corporativa se relacionam com os custos de auditoria. A partir da literatura internacional revisada pode-se esperar tanto uma relação negativa onde maiores níveis de governança diminuem os riscos da auditoria e o esforço a ser empregado pelos auditores externos fazendo com que o custo diminua; como uma relação positiva onde empresas com maiores níveis de governança exigem mais dos auditores externos para aumentar a transparência e a qualidade da gestão o que pode levar a custos maiores.

Com a Instrução 480 da CVM, as empresas brasileiras de capital aberto passaram a ser obrigadas a publicar um novo relatório, denominado Formulário de Referência (FR), onde existe um tópico para relatar as informações da auditoria independente. Com esta publicação passamos a ter acesso a dados antes desconhecidos. O estudo abrangerá os formulários publicados em 2010 e 2011 de 365 empresas listadas na BM&FBovespa. Utilizando como corte da amostra presença em bolsa diferente de zero no último ano.

A pesquisa irá contribuir para o mapeamento da relação entre as boas práticas de governança e o impacto que esta causa nos serviços e custos da auditoria independente.


Texto completo: PDF