FACC/UFRJ, IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018

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Gamificando o Ensino de Gestão: Teoria e Prática em um Role Play
Humberto Reis Santos Santos-Souza

Última alteração: 2018-09-10

Resumo


Aliar teoria e prática é um desafio para a educação, incluindo o ensino de gestão e liderança. Visando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, um programa de treinamento em gestão e liderança foi aplicado em uma instituição federal de ensino da região sul do estado do Rio de Janeiro. A vivência foi aplicada em duas edições em 2017 e 2018, possuindo, cada edição, duração de nove semanas, com carga horária de 45 horas, tendo como público alvo gestores de organizações públicas e privadas, bem como, estudantes de graduação em administração, engenharias ou áreas afins. O objetivo do programa tangenciou a capacitação de gestores para a utilização de ferramentas para a gestão de equipes em um role play (jogo de papéis), um método ativo de aprendizagem com foco no estudante (gamificação). Metodologicamente o trabalho apresenta-se como uma investigação qualitativa quanto à abordagem do problema, uma vez que debruça-se sobre uma única vivência. Com relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa emprega a técnica ex post facto por permitir que o fenômeno ocorrido possa ser relatado sem uma manipulação de variáveis. A coleta de dados consiste em um levantamento de opinião realizada por questões abertas e em meio eletrônico, sendo que, a análise dos dados ocorreu por análise de conteúdo. Como principais resultados, pode-se notar, com base na literatura, especialmente em relação às dimensões do ciclo de Kolb (2015), que role play em análise tem a capacidade de proporcionar a transposição da teoria à prática para alguns estudantes, indicando ser essa a principal contribuição do método.

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