FACC/UFRJ, X Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2019. IAG | PUC-Rio

Tamanho da fonte: 
Capacidades Dinâmicas: Um Estudo Bibliométrico das Publicações em Periódicos e Eventos Científicos Nacionais de 2015 a 2019.
Fernando Filardi, Priscilla de Oliveira Victorio Rosa de Jesus, Luiza Wanke Freitas, Gustavo Passos Carvalho, Bernardo Dieckmann

Última alteração: 2019-11-06

Resumo


A análise sistemática das tendências dos estudos sobre uma linha de pesquisa podem revelar oportunidades de investigação relevantes tanto para o aprofundamento quanto para a expansão dos temas de pesquisa ligados a uma temática estratégica, desenhando uma agenda de pesquisa potencial para os próximos anos. Este artigo tem por objetivo aprofundar a análise da produção científica sobre capacidades dinâmicas na área de administração realizada no artigo “Capacidades Dinâmicas: Um Estudo Bibliométrico a partir de publicações em periódicos e eventos científicos nacionais”, de Vicente, Rosa, May e Takahashi (2015). Para tanto, foram analisados 45 artigos publicados em periódicos e 72 trabalhos apresentados em congressos perfazendo um total de 117 trabalhos sobre o tema neste período. Os resultados demonstram que o tema passou a ocupar posição de destaque nas pesquisas sobre estratégia no Brasil, ocupando espaço privilegiado em periódicos e congressos de grande relevância. No tocante a quantidade, os artigos publicados sobre o tema alcançaram a média de 20 artigos por ano, e no que diz respeito à temática, o elevado aumento das pesquisas sobre Capacidades Dinâmicas aponta para uma possível evolução no cenário empresarial com a implantação de novas ferramentas estratégicas em complemento às estratégias tradicionais de Porter (1980, 1985), Mintzberg (1994) e Barney (1991). O ponto de atenção revelado pelo estudo é a concentração de pesquisas em instituições do Paraná e de São Paulo, sinalizando a necessidade da expansão de novos estudos sobre Capacidades Dinâmicas por pesquisadores de instituições das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que contribui para a agenda de pesquisas futuras apresentada ao final do artigo.

Texto completo: PDF