Prédio: Universidade Estácio de Sá
Sala: Sala 1
Data: 2012-10-09 02:00 – 02:45
Última alteração: 2022-08-03
Resumo
Será que alunos cognitivamente diferentes, que aprendem de forma diferente, podem usufruir da mesma forma de uma metodologia de ensino alternativa, como os Jogos de Empresa? A pesquisa, desenhada nesta comunicação, tem como objetivo testar a adequação da metodologia de Jogos de Empresas na área de Logística aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. A ideia consiste em estabelecer um “Laboratório de Logística”, uma estrutura de simulação de ambiente empresarial cujo motor será o BR-LOG (BOUZADA; SALIBY, 2001). O jogo será aplicado, durante o segundo semestre de 2012, em três turmas de graduação em Administração da ESPM, como parte integrante e como uma das formas de avaliação da disciplina Logística Empresarial. Para testar a questão de pesquisa, será realizada uma ANOVA 1-way para verificar se a média da nota final dos alunos classificados – previamente, segundo Vark-Learn (2010) – como tendo um estilo de aprendizagem visual é igual à média dos alunos com estilo de aprendizagem auditivo e igual à média dos alunos com estilo de aprendizagem leitor/escritor e igual à média dos alunos com estilo de aprendizagem sinestésico, ou se a diferença entre essas médias é estatisticamente significativa. Os resultados do teste serão comparados às conclusões teóricas e empíricas (mas não experimentais!) encontradas na literatura acerca dos elementos envolvidos na análise.