Última alteração: 2019-11-06
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar a intenção de uso da Realidade Virtual em atividades cotidianas de entretenimento. Tendo como base o arcabouço teórico do modelo de aceitação de tecnologia TAM em conjunto com a teoria do Flow, propõe-se um modelo para avaliar o quanto os fatores relativos à usabilidade, cognição e emoção podem influenciar na decisão futura do indivíduo em usar essa tecnologia. A partir de uma atividade prática de experimentação de um ambiente hedônico de imersão virtual, 248 questionários válidos foram coletados. Os resultados apontam relações positivas e significativas entre os construtos cognitivos e emocionais na influência sobre a atitude do indivíduo e desta sobre a intenção de uso. Ressalta-se também a importância de um maior entendimento das motivações intrínsecas do indivíduo (diversão e facilidade de uso percebidas) e as extrínsecas (utilidade percebida) na intenção de adoção da realidade virtual em atividades cotidianas.
Palavras Chave: Realidade Virtual; FLOW; TAM; Tecnologias Vestíveis