Última alteração: 2023-10-11
Resumo
Objetivo: Avaliar os efeitos das informações relevantes para o trabalho e da incerteza ambiental percebida na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial de controllers de organizações industriais com atuação no Brasil.
Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como descritiva, sendo realizada por meio de levantamento de dados, com aplicação de questionário estruturado e operacionalizado por meio eletrônico, com 166 controllers com responsabilidade orçamentária. Os dados foram tratados de maneira quantitativa, utilizando modelagem de equações estruturais.
Resultados: Os resultados encontrados indicam que a participação orçamentária influência positivamente as variáveis de desempenho gerencial e informações relevantes para o trabalho, estando positivamente relacionada com a incerteza ambiental percebida. As informações relevantes para o trabalho também exercem influência positiva no desempenho gerencial. Contudo, os efeitos da incerteza ambiental percebida não são significativos no desempenho gerencial.
Conclusão: A participação orçamentária tem efeito direto nas funções gerenciais. Promove o compartilhamento de informações relevantes para o trabalho entre os diferentes membros da organização e aumenta o controle de gastos na presença de incerteza ambiental percebida. A transmissão clara e adequada das informações relevantes para o trabalho melhora as ações desenvolvidas pelos gestores, de modo que estes possam alcançar um desempenho gerencial elevado.
Contribuições: Esse estudo contribui com gestores e organizações na compreensão das interações e fatores de influência do desempenho gerencial no contexto orçamentário, com a inclusão das variáveis de incerteza ambiental percebida e informações relevantes para o trabalho para explicar a relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial. Para os pesquisadores, apresenta importantes insights para novas investigações.